quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Entrevista com o Sr. QUEBRA TUDO!


A Era de Trabalhar para os outros ACABOU! Vivemos na era de Trabalhar pelos outros!


3 - O que uma empresa de pequeno porte precisa ser/fazer para vencer a batalha de David/Golias?

Assumir que é uma empresa pequena e aproveitar as vantagens de ser pequena. Não se tornar uma empresa mascarada com estilo de empresa corporativa, com grandes salas para os chefes, salas de reunião, planos de carreira, organogramas e todas as burrocracias que existem nas grandes empresas. Aproveite que é pequeno para conversar com os funcionários, trocar idéias, assegurar que todos falam a mesma língua, implementar novas idéias com extrema velocidade.

Aproveite que você é pequeno para conhecer os clientes pelo nome. A pequena empresa está para o açougue tanto quanto a grande empresa está para o hipermercado. Na pequena empresa o presidente da empresa tem que vender, atender o telefone, falar com os clientes, fazer visitas a clientes; vestir o jaleco do açogueiro e não a gravata do planilheiro de hipermercado.

A idéia vale também para a definição do negócio principal da empresa. Se o pequeno não faz algo, não diga que faz. Divulge APENAS aquilo que você é MUITO BOM. Acrescente novidades trimestralmente, ou a cada seis meses. A pequena não pode parecer para o cliente que é uma empresa estacionada onde nada muda. Apreveite que é pequeno para CRESCER, com calma, trimestralmente.

4 - Quais os principais erros e acertos que uma empresa deve evitar e acertar no seu marketing nos dias atuais?

O principal erro é não dar continuidade às coisas que faz. O cara torra dinheiro em uma feira, expõe os seus produtos, coleta 150 cartões de visita, mas ninguém faz qualquer tipo de acompanhamento nos cartões de visita no período pós-feira. Se o empresário ou marketeiro acompanhasse as atividades que coloca em prática, desde as propostas enviadas até pós-venda em cima de produtos vendidos no passado, os negócios seriam bem diferentes.
10 - Se você pudesse resumir, como é possível ter sucesso empresarial no mundo web de hoje?

A internet traz ferramentas de baixíssimo custo para ajudar as pessoas a criar e manter relacionamentos com outras pessoas.

Relacionamentos é o que interessa!

A web simplesmente vai ajudar a cumprir o destino do marketing e dos negócios: SERVIR AOS OUTROS através do real entendimento do que essas pessoas precisam mesmo quando não sabem explicar.

Aquele que utilizar a web para MANTER contato com os clientes VAI VENCER
Aquele que utilizar a web para OBSERVAR os clientes IRÃO VENCER.

O "manter contato" pode ser traduzido pelo lançamento contínuo de produtos e serviços, contato humano usando a tecnologia, comunicação 1-a-1, liderança 1-a-1.
10 razões porque você deveria ter um Jornal para os seus clientes.
Um jornal (newsletter) impresso ou eletrônico é uma excelente maneira de ajudar a sua empresa a conquistar e reter clientes e conseqüentemente aumentar os seus negócios.

Aqui vão algumas razões porque você deveria ter um jornal (newsletter) impresso ou eletrônico.

1º. Ele pode ser um excelente canal de informações sobre a sua empresa para clientes potenciais.

2º. Você pode publicar informações e conhecimentos que os seus clientes possam usar para melhorar suas vidas.

3º. Ele pode manter você em contato com os seus clientes sem fazer você ser percebido como um chato.

4º. Ele pode manter os seus clientes atualizados sobre os seus produtos e serviços.

5º. Ele pode lembrar os seus clientes potenciais que você existe e ainda motivá-los a entrar em contato com você.

6º. Ele pode demonstrar qual é o seu campo de especialidade.

7º. Ele pode educar os seus clientes quando eles não têm tempo para educar a si mesmo.

8º. Ele pode dar a você uma oportunidade para falar sobre as ofertas, produtos e serviços complicados que você talvez tenha.

9º. Ele pode ajudar você a aumentar as suas vendas ao fornecer dicas sobre como usar os seus produtos e serviços.

10º. Ele pode realmente ajudar você a aumentar a credibilidade da sua empresa no mercado.

Entretanto, é muito provável que o seu cliente já receba diversos jornais e newsletters impressos e eletrônicos. Portanto, escolha com muito cuidadao o conteúdo do seu jornal ou newsletter. A escolha de um conteúdo que seja REALMENTE relevante (quase inédito) para o seu cliente e não apenas para você.

O que leva anos para conquistar e segundos para perder?
CONFIANÇA! A confiança das pessoas. A confiança dos funcionários. A confiança dos clientes. Quando você tem clientes que confiam na sua empresa, você tem clientes que PROMOVEM a sua empresa com grande satisfação.

Clientes inteligentes sabem que empresas fáceis de fazer negócios, consistentes nos serviços que provem e cumpridoras das suas promessas, são características muito mais importantes do que preço.

Se você conhece algum cliente que não pensa assim, ENCONTRE OUTRO CLIENTE.

Agora, a pergunta importante é: Como conquistar a confiança do seu cliente? Quanto tempo leva para você conquistar a confiança do seu cliente? O que você deve fazer caso o cliente perca a confiança em você?

A grande verdade é que ganhar a confiança de uma pessoa ou empresa pode levar ANOS. É preciso entregar pedido atrás de pedido, produto atrás de produto, serviço atrás de serviço com incrível acuracidade e respeito ao indivíduo que compra para você conquistar a confiança de alguém.

Por outro lado, para perder a confiança de um cliente em você, não é preciso muito tempo. Apenas uma única experiência ruim pode acabar com o relacionamento entre vocês por muito tempo ou para sempre.

Talvez isso não seja justo, mas é assim que funciona.

Portanto, preste MUITA atenção aos fatores que podem destruir a confiança que o cliente tem em você.

1. Entregas atrasadas (ou pior, entrega atrasada sem qualquer aviso prévio).
2. Entrega parcial.
3. Entrega errada.
4. Perda da qualidade de produtos e serviços.
5. Redução do serviço entregue.
6. Dificuldade em falar com você quando é preciso.
7. Resposta lenta à necessidades urgentes.
8. Atendimento com pessoas mal educadas para servir um Ser Humano.
9. Promessas quebradas (ou pior, quando você sabe que tudo que você acaba de prometer é mentira porque você sabe que não conseguirá cumprir nada).
10. Práticas de negócios inconsistentes (Preço que sobe e desce. Estoque inconsistente. Constante troca de Funcionários)
11. Dar desculpas ou culpar os outros ao invés de dar respostas e soluções.
12. Quando o cliente descobre que o seu preço é significativamente maior que o preço oferecido pelo seu concorrente, a qual aos olhos do cliente, oferece o mesmo serviço que você.

Esses tipos de problemas, além de afetar o relacionamento com os seus clientes, pode afetar a moral interna na sua empresa.

Veja aqui algumas maneiras de reparar a CONFIANÇA perdida.

1º. Seja responsável pelas suas ações. Pare de dar desculpas e culpar os outros.
2º. Admita o erro. Peça desculpas. Tome iniciativas para resolver o problema ou erro.
3º. Uma vez definida a solução, tenha certeza que o cliente concorda com ela.
4º. Lembre-se que Satisfação de Cliente não é o suficiente quando você perde sua confiança. Você precisa ir além.

CONFIANÇA = RETENÇÃO DE CLIENTES = Tarefa mais importante que existe na sua empresa.

Responda se você puder.
1. Qual é a idéia inovadora que você traz para o seu mercado? Aos olhos dos seus clientes, a grande maioria das empresas e pessoas são muito similares umas às outras. O que distingue um do outro? A habilidade que alguém tem de oferecer novas idéias, novas perspectivas e novos conhecimentos que possam ajudar os clientes a pensar diferente sobre as suas questões e desafios. Você está contente em fazer sempre a mesma coisa, ano após ano, para os seus clientes? PENSE SEMPRE em idéias que podem ajudar os seus clientes a melhorar os negócios deles em 2004. O resto não vale nada.

2. Com quais indivíduos você irá desenvolver relacionamentos esse mês? Existe dezenas de indivíduos que ainda não são clientes da sua empresa, certo? O que você vai fazer esse mês para desenvolver relacionamentos produtivos com eles?

3. Você REALMENTE tem um profundo relacionamento de confiança com os seus clientes? Com quantas pessoas, de diferentes departamentos e níveis hierárquicos - você se relaciona dentro dos seus principais clientes?

4. Você está certo sobre quem você quer como cliente e quem você não quer como cliente? Lembre-se que você se torna aquilo que você vende. Quando você diz “sim” para um cliente, o mix de negócios da sua empresa muda automaticamente, seja para melhor ou seja para pior. Tenha certeza que você está consciente a esse respeito.

5. O que você vai fazer esse mês para se assegurar que os clientes vão QUERER ligar para você? Em resumo, qual é o SEU plano de marketing para esse mês, para esse trimestre e para os próximos seis meses? Note que eu disse qual é o SEU plano de marketing, e não qual é o plano de marketing da EMPRESA.

6. Você está preparado para ir além daquilo que está escrito nos contratos e acordos para assim surpreender o cliente? Os seus clientes podem obter dos seus concorrentes, qualquer coisa tangível que você hoje oferece. Você está disposto a oferecer algo que vai além daquilo que você entrega?

7. Você tem um mentor ou está disposto a assumir a responsabilidade de ser mentor de alguém? Aqueles que tiveram a oportunidade de ter um mentor em suas carreiras profissionais sabem o quanto influente um mentor pode ser. Quem você irá ajudar a se desenvolver como Ser Humano esse semestre?

Nenhum comentário: