quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Entrevista com o Sr. QUEBRA TUDO! (2)

13/08/2008
Faltam 13 dias para terminar o mês e 35 dias para o trimestre.O que você já fez?
• Cadastre-se
• Indique para um amigo
• Cancelar recebimento
• MBA com Vito Corleone.

• Lavagem Cerebral do Bem.

• 21a Missão - Falar a Verdade.

Qual o problema de negó-cio que você precisa re-solver? Envie-nos a sua questão, ficaremos conten-tes em poder ajudá-lo.

Os seus comentários são sempre bem-vindos. Diga-nos o que você gostaria de ver no QUEBRA TUDO.
BIZREVOLUCIONÁRIO, con- te as suas histórias para o mundo ouvir.
Entrevista com o Sr. QUEBRA TUDO!

A Era de Trabalhar para os outros ACABOU! Vivemos na era de Trabalhar pelos outros!

Querida(o) Amiga(o),

O Christian da Tríade do Tempo enviou algumas perguntas para eu responder. Em breve ele vai lançar a entrevista no blog dele, enquanto não sai por lá, confira por aqui o que eu tenho a dizer sobre o que eu já fiz, o que eu faço, e o que eu vou fazer.

1 - Como você fez sua carreira, quais suas principais realizações?

Carreira??? Nunca pensei nisso, nunca pensei nessa palavra, acho muito esquisita, sempre pensei em ser o MELHOR DO MUNDO em uma ou duas coisas e ponto. Eu sempre olhei a minha vida com uma vida gerenciada por projetos. Desde sempre eu falei para mim mesmo que eu DEVERIA CRIAR ALGO TODOS os anos. Há muito tempo atrás em uma galáxia far far away, quando eu tinha um curriculo, eu organizava o bicho por projetos anuais, e não por empresas ou cargo. Vou listar abaixo alguns deles.

1989 - Lançamento do primeiro web site de comércio eletrônico do Brasil em BBS (resultado: nunca vendemos nada, ninguém nem entendia o que estávamos fazendo, mas contribuiu para amarrar a Brasoftware com o mundo da inovação), lançamento da primeira operação de vendas de produtos de informática por catálogo do Brasil (resultado: sucesso total, em 1993 imprimiamos 250 mil de tiragem por mês).

1990 - Lançamento da primeira loja de de informática do Brasil, participação no lançamento de dezenas de pequenas software-houses (resultado: criação de trocentos empregos, cultura de software no Brasil, participação na abertura da Microsoft no Brasil etc. Eu posso dizer que o catálogo de Brasoftware foi um dos pioneiros em educar o cliente sobre software, hardware etc, além de ter contribuido para a criação de centenas de empresas que miraram a Brasoftware como modelo).

1991 - Lançamento do primeiro programa de fidelidade do mercado de informática do Brasil, se chamava e ainda se chama FRIENDS (resultado: arrebenta tudo até hoje);

1992 - Lançamento do marketing cooperado no Brasil (resultado: 100% de todas as atividades de marketing da Brasoftware sempre foram bancadas com as verbas dos fornecedores. Nunca precisamos desembolsar nenhum dinheiro. Essa prática fez escola, e até hoje é amplamente utilizada por todo o mercado).

1993 - Ampliação das lojas da Brasoftware (resultado: 3 lojas, evangelização de clientes, naquela época a Brasoftware era um dos poucos lugares onde os vendedores tinham paciência para explicar aos clientes o que era informática), participação matadora na Fenasoft, feira anual de informática que chegou a atrair mais de 1 milhão de pessoas anualmente no Anhembi).

1994 - Partipação no lançamento dos primeiros jogos para computador do Brasil. (Resultado: mudança completa na cultura de informática no Brasil, popularização geral do computador entre os brasileiros, a Brasoft foi a primeira empresa a trazer games para o Brasil, LucasArts, Sierra, Eletronic Arts e muitos outros, quando todos achavam que jogos era uma coisa de moleque, nós da Brasoft achávamos que era o bicho)

1995 - Lançamento do primeiro web site de comércio eletrônico do Brasil, o site da Brasoftware, dois anos antes da Amazon, a Brasoftware já tinha loja virtual. (Resultado: não vendemos nada por muitos anos, o primeiro pedido chegou em 1997 ou 1998; hoje, o web site é o principal canal de vendas da Brasoftware, e mesmo doze anos depois, quase ninguém conseguiu fazer o que fizemos em 1995).

1996 - O desenvolvimento das pessoas. O atual diretor de vendas, marketing, gerentes comerciais, gerentes de território e técnicos da Brasoftware hoje foram meus estagiários anos atrás. (Resultado: ninguém faz nada sozinho, BUT, se não houver alguém terrivelmente agressivo afim de fazer coisas diferentes, nada vai sair)

1997 - Lançamento da BizRevolution, antes de blog ser blog, email ser email, eu comecei a enviar os meus textos para todo mundo que eu conhecia (resultado: 160 mil pessoas cadastradas no site, e a possibilidade de viver a vida que eu quiser), saída da Brasoftware, entrada na Tech Data (resultado: troca da segurança, dinheiro, status, liberdade por algo totalmente desconhecido. O primeiro ano foi penoso, MAS NUNCA me arrependi. Sempre quis trabalhar perto dos americanos, falar inglês todos os dias, entender como os gringos pensam, e criar tudo de novo. O trabalho valeu a pena. Em 1997 nasceu o projeto do primeiro comércio eletrônico B2B do Brasil, em 12 meses 30% da vendas aconteciam via web. O site da Tech Data fez escola, eu fui premiado com os prêmios mais altos entregues pela corporação a um funcionário.

1998 - Lançamento de toda uma série de atividades de marketing de evangelismo, educação dos clientes, catálogos, campanhas de marketing de incentivo. (Resultado, muitas vendas, mas acima de tudo o que mais conta foi ver o desenvolvimento profissional do mercado de tecnologia. Antes de 1998, quase 100% dos produtos de informática eram contrabandeados para o Brasil. Com o fima da reserva de mercado, o Brasil precisava de distribuidores profissionais para alavancar o varejo e o mercado corporativo).

1999 - O sucesso do comércio eletrônico no Brasil me transformou no web guy mundial da Tech Data. Na América Latina eu fui responsável por implementar o comércio eletrônico na Argentina, Chile, Uruguai e Peru. (Resultado: sucesso destroier, até hoje o comércio eletrônico é o principal veículo de marketing da Tech Data. O atual líder do comércio eletrônico no Brasil e América Latina foi meu estagiário).

2000 - Início dos cursos da BIZ e palestras a noite e finais de semana, criação do site da BIZ, centenas de milhares de pessoas começavam a conhecer, fazia tudo de madrugada, durante o dia continuava na Tech Data. Projeto do ano: a conquista da marca Tech Data para a Tech Data Corp. Quando chegou ao Brasil em 1997, a marca Tech Data pertencia a uma micro empresa que ficava na São Paulo. A TD ainda não estava no Brasil, mas visando um dia ganhar muito dinheiro com isso, o cara pegou a marca da Tech Data. Por conta disso, a Tech Data desembarcou no país como TD Brasil. Eu achava isso um absurdo, e mesmo contra a vontade dos advogados da corporação e do Pinheiro Neto (escritório caríssimo que na época assessora a Tech Data Corpo no Brasil), eu entrei na briga com a micro empresa brasileira tendo ao meu lado apenas um pequeno escritório de marcas & patentes. Depois de 3 ou 4 anos de vai e vem, finalmente conseguimos o direito da marca Tech Data no país sem pagar nenhum tostão ou subornar ninguém. Hoje, Tech Data é Tech Data. Se eu não tivesse ido atrás e investigado os meandros das leis, até hoje a Tech Data seria TD Brasil.

2001 - Criação do TD Magic, o mais legal de todos os projetos até o momento. O TD Magic estava e ainda está 10 anos a frente da cabeça do mercado de informática. Ainda assim, o TD Magic funcionou enquanto estava por lá. Hoje, foi desativado. O TD Magic era um software que permitia a criação de lojas virtuais integradas com o sistema de comércio eletrônico da Tech Data. A partir do TD Magic qualquer revendedor poderia ter um site fantástico, com design customizado, com contéudo de fotos, textos e preços em apenas alguns minutos. Em 2001, conseguimos levantar 62 lojas virtuais. BUT, a falta de cultura e pessoas qualificadas dentro dos clientes matou a ferramenta. (Resultado: muitas vendas, super diferencial, projeto assassinado alguns anos depois que eu sai).

2002 - Saída da Tech Data, mergulho de cabeça na BIZREVOLUTION. Mais uma vez eu largava algo no topo, em 2000 a Tech Data faturou 500 milhões no Brasil com 120 funcionários. BUT, eu sou um cara IDEALISTA, e caras IDEALISTAS não trabalham por satisfação pessoal ou pelos 4Ps tradicionais de markerting. Pessoas idealistas trabalham por Paixão, Propósito, Pessoas e Progresso.

2003 - Início dos projetos de consultoria, lançamento da B4B, reinvenção de um pequeno distribuidor nacional de produtos de informática que se chamava Darck Technologies. (Resultado: Em 2007 a B4B era reconhecida como a principal distribuidora de produtos de informática para o varejo brasileiro, faturamento de 50 milhões de reais em 2007).

2004 - Ano de palestras, cursos, escritos, crescimento da BIZ, lançamento dos posters, início de diversos outros projetos de consultoria, todos para pequenas empresas, como LSK, Computer Company, Ikeda, Vox Editora, Dana (essa é grande), Rolemak, Assisnet, Star Computer. (Resultado: reinvenção de todas elas. Todo projeto que eu me meto transforma a empresa, muda a marca, a direção, o escopo do trabalho etc).

2005 - Lançamento do livro QUEBRA TUDO. (Resultado: 3 mil cópias vendidas, 18 meses para lançar, um saco! um calvário! as editoras são lentas demais, o negócio é primeiro se tornar um blogueiro famoso, criar o seu próprio contéudo e público).

2006 e 2007 - A consolidação dos projetos de consultoria que se iniciaram deze meses antes, o contínuo crescimento da BIZREVOLUTION, (resultado: eu ainda posso trabalhar no que eu quiser a hora que eu quiser, levando uma vida que permite dividir o tempo com a família).

2008 - Início de um novo ciclo, lançamento de um novo grande projeto, início dos trabalhos na AMD, palestras e cursos da BIZ, escritos, escritos, escritos, HollyCEO, (resultado, o ano vai terminar completamente diferente do que começou)

2 - Como surgiu a idéia da BizRevolution e o que você faz na Biz hoje?

Todo mundo tem um amigo que sente prazer em cozinhar para os outros, não tem? Você pergunta para o cara qual é a satisfação dele em fazer comida para os outros, e ele simplesmente diz que se sente bem em fazer isso. É exatamente isso que eu sinto. Eu simplesmente, desde sempre, gosto de divulgar as coisas que eu gosto para os outros. Quando criança eu chamava os amigos em casa para escutar as novas músicas dos Beatles que eu aprendia a conhecer, na adolescência era a mesma coisa com livros, filmes de cinema, lugares. Quando cresci essa habilidade natural de compartilhar as coisas que eu gosto se transformou na BIZ. Desde que me comecei a trabalhar na Brasoftware em 1989, eu divulgava os artigos que lia nas revistas para os colegas. Quando surgiu o e-mail, eu vi imediatamente na ferramenta uma oportunidade de multiplicar a promoção dos artigos para todas as pessoas que eu conhecia.

Nunca houve qualquer intenção de fazer marketing pessoal, ou querer algo em troca. O propósito sempre foi simplesmente promover o que eu acredito, ouça quem quiser, goste quem quiser.

A BIZ hoje é uma consultoria de marketing para pequenas empresas que querem de verdade dar um salto, mudar as coisas. Essa consultoria é muito própria. As idéias que eu coloco em prática não seguem nenhum manual, não existe a biblía da bizrevolution nem qualquer fórmula para nada. Simplesmente estudo a empresa rapidamente, e procuro sugerir diferenciais que ninguém faz. Eu acredito que sou muito bom em descobrir o problema da empresa e rapidamente definir um curso para fazer acontecer. Até hoje todos os projetos deram certo. O negócio dá tão certo que eu sou mandado embora e perco o cliente. Consultor bom é aquele que fica 3 ou 6 meses e cai fora. Atualmente a BIZ possui 6 projetos de consultoria em curso. Além da consultoria eu faço palestras in company, cursos abertos e escrevo.

O que eu mais gosto de fazer??

Escrever e Vender.

A BIZ me satisfaz no lado escrita da coisa. No lado vendas ainda não. Mas, muito em breve, entra a segunda bizrevolution no ar para completar as coisas que eu realmente gosto de fazer.

3 - O que uma empresa de pequeno porte precisa ser/fazer para vencer a batalha de David/Golias?

Assumir que é uma empresa pequena e aproveitar as vantagens de ser pequena. Não se tornar uma empresa mascarada com estilo de empresa corporativa, com grandes salas para os chefes, salas de reunião, planos de carreira, organogramas e todas as burrocracias que existem nas grandes empresas. Aproveite que é pequeno para conversar com os funcionários, trocar idéias, assegurar que todos falam a mesma língua, implementar novas idéias com extrema velocidade.

Aproveite que você é pequeno para conhecer os clientes pelo nome. A pequena empresa está para o açougue tanto quanto a grande empresa está para o hipermercado. Na pequena empresa o presidente da empresa tem que vender, atender o telefone, falar com os clientes, fazer visitas a clientes; vestir o jaleco do açogueiro e não a gravata do planilheiro de hipermercado.

A idéia vale também para a definição do negócio principal da empresa. Se o pequeno não faz algo, não diga que faz. Divulge APENAS aquilo que você é MUITO BOM. Acrescente novidades trimestralmente, ou a cada seis meses. A pequena não pode parecer para o cliente que é uma empresa estacionada onde nada muda. Apreveite que é pequeno para CRESCER, com calma, trimestralmente.

4 - Quais os principais erros e acertos que uma empresa deve evitar e acertar no seu marketing nos dias atuais?

O principal erro é não dar continuidade às coisas que faz. O cara torra dinheiro em uma feira, expõe os seus produtos, coleta 150 cartões de visita, mas ninguém faz qualquer tipo de acompanhamento nos cartões de visita no período pós-feira. Se o empresário ou marketeiro acompanhasse as atividades que coloca em prática, desde as propostas enviadas até pós-venda em cima de produtos vendidos no passado, os negócios seriam bem diferentes.

5 - Como funciona seu processo produtivo? Como você consegue pique para escrever tanto e diariamente?

Gênios produzem. Não que eu seja um gênio, longe disso. Mas o gênio para mim é o cara que transforma a sua vida em um cotidiano de hábitos positivos feitos regradamente na mesma hora no mesmo dia até que as coisas começam a ser feitas com maior facilidade.

Nesse momento eu estou respondendo a 5a pergunta que você enviou. Quanto tempo você imagina que eu levei para escrever tudo até agora? Alguns minutos. As idéias saem da cabeça em uma tacada só. Os textos do QUEBRA TUDO são a mesma coisa. Eu levo 30 minutos para escrever um texto. Isso acontece porque eu escrevo todos os dias e leio todos os dias, como faço cocô e como todos os dias.

Onde encontro o pique? Não sei exatamente. Simplesmente nasci gostando de fazer isso. Sou auto-motivado de berço, não preciso de professor, não preciso de aula, não preciso de chefe, não preciso de ninguém em cima de mim me cobrando sobre o que eu tenho que fazer. Eu faço. Just do it!

6 - O que você lê para achar as coisas que coloca no seu blog? Como gerencia seu conhecimento pessoal?

Leio todas as revistas, sites, livros, autores e artigos que eu já mencionei e continuo a mencionar no site. Eu não tenho nenhuma fonte ultra secreta escondida. Tudo que eu descubro eu conto quando posso.

Eu gerencio as coisas que eu gosto através do Google Reader, diretórios criados em um disco de 1 terabyte com milhares de pdfs, ppts, fotos e ebooks coletados diariamente na web há pelo menos 15 anos. Tudo organizado por tipo de matéria, como marketing, crm, tecnologia, liderança, estratégia, inovação, filosofia, quebra de paradigmas etc e disponíveis para eu acessar quando preciso.

7 - Como você organiza sua rotina e produtividade pessoal? O que você não consegue fazer?

Eu gostaria de fazer mais do que eu faço. Eu gostaria de ler 10 livros por semana, não consigo, leio menos que isso, mas leio MUITO MAIS do que 99% das pessoas. Devo ler o equivalente a 10 livros por mês, não sei bem, entre livros, artigos e revistas.

Eu durmo 5 horas por dia há mais de 20 anos. Somente de sábado para domingo eu durmo 7 ou 8 horas. As vezes eu vou a um restaurante, mas não fico mais do que 35 minutos entre pedir o prato, comer e cair fora. Todo o tempo que eu tenho é voltado para ler, escrever, me preparar para atuar nos clientes. Preparação é tudo!!! Já falei isso duzentas vezes e vou continuar a repetir!!! Não perco o tempo com nada que não esteja vinculado a fazer o que eu tenho que fazer hoje ou amanhã.

Qual é a cotação do dólar hoje? Sei lá, não me interesa hoje, informação inútil e irrelevante para o meu dia de hoje. Quanto precisar saber vou atrás. Eu não sei um monte de coisas, mas simplesmente não me interessa saber.

Hoje, com o iPhone, Wireless e Podcastings, eu praticamente estou 21 horas por dia conectado a algum tipo de artigo que estou lendo, estudando e arquivando.

Infelizmente, a BIZ ainda não é uma revista ou um portal exclusivo de conhecimento. Talvez um dia se torne apenas isso, quando acontecer, eu asseguro que nenhum site de negócios do Brasil terá tanta promoção de coisas novas e INDEPENDENTES (sem rabo preso com ninguém) e sob novos ângulos quanto a BIZREVOLUTION.

Talvez 2009 seja o ano desse foco completo em promoção de conhecimento. Vamos ver.

Na minha vida tem a BIZ e a minha famiília. Mais nada.

Sou completamente apaixonado pelos meus filhos, troco tudo por eles, me emociono todos os dias quando eu chego em casa e boto os olhos no Alexandre e na Maria Beatriz e os vejo sorrindo e brincando. O meu tempo é deles sempre que eles quiserem. Troco tudo por eles. Por conta disso, trabalho de madrugada, quanto todos estão dormindo.

8 - Quais suas metas para os próximos 5 anos e 20 anos?

Eu serei o MELHOR escritor de negócios + filosofia do Brasil ou talvez do mundo. Eu terei também um grande negócio comercial com um vínculo social profundo. Eu vou entrar na política de alguma maneira, e chegar o mais alto possível nessa matéria. Desde criança, todos os testes vocacionais que eu fiz, apontavam para o Trabalho Social. Eu me emociono todas as vezes que faço algo de graça para os outros. Esse tipo de coisa me arrepia, não sei explicar. Nasci para isso. Eu realmente acredito nisso. E me satisfaço completamente fazendo o bem para os outros. Tenho que estar envolvido nisso, a BIZ já é isso, mas eu quero mais.

9 - O que você acha da polêmica e do amor e ódio que você tem com os seus leitores?

A questão é que eu nunca fiz nada pensando no que eu vou receber em troca. Tudo que eu faço é do fundo da alma. Eu tenho 38 anos, tenho completa consciência de que tenho milhares de coisas a melhorar ou mudar, um dia, quem sabe, eu vou crescendo pessoalmente, vencendo os obstáculos, para chegar o mais longe possível.

Gostem ou não, eu vou continuar fazendo, nada vai me parar ou impedir de dizer o que eu sei e sinto HOJE. Eu apenas posso assegurar que aqueles que não gostam terão que me engolir, ou melhor, assumir que as coisas que eu digo FUNCIONAM se o cara somar com o que sabe e colocar em prática.

10 - Se você pudesse resumir, como é possível ter sucesso empresarial no mundo web de hoje?

A internet traz ferramentas de baixíssimo custo para ajudar as pessoas a criar e manter relacionamentos com outras pessoas.

Relacionamentos é o que interessa!

A web simplesmente vai ajudar a cumprir o destino do marketing e dos negócios: SERVIR AOS OUTROS através do real entendimento do que essas pessoas precisam mesmo quando não sabem explicar.

Aquele que utilizar a web para MANTER contato com os clientes VAI VENCER.

Aquele que utilizar a web para OBSERVAR os clientes IRÃO VENCER.

O "manter contato" pode ser traduzido pelo lançamento contínuo de produtos e serviços, contato humano usando a tecnologia, comunicação 1-a-1, liderança 1-a-1.

11 - Qual sua missão de vida? Pelo que você faz seu tempo ter sentido?

Meses atrás eu mencionei o filme EU SOU A LENDA no site da BIZ e alguns não entenderam o motivo. A minha missão de vida é exatamente igual a missão de vida do personagem do Will Smith no filme. Will Smith encarna a vida de um doutor obcecado por resolver os problemas da humanidade. No caso, eliminar um vírus que transformou a raça humana em uma espécie de zumbi-vampiro noturno. O personagem do Will Smith poderia ter fugido de Nova Iorque e dos zumbis noturnos e se refugiado em um local seguro onde poderia levar uma vidinha egoísta e medíocre. Entretanto, ao invés da saída fácil, ele resolve permanecer em Nova Iorque e encontrar a cura para os caras. No final do filme, na última cena, ele fala sobre a sua missão de vida, "Eu escolhi ficar aqui... e levar a minha vida... porque eu acredito que a missão do ser humano... é iluminar a escuridão". A minha missão é exatamente essa: iluminar a escuridão. Pode parecer pretencioso, mas é a verdade.

Vivemos em um mundo, e um país, tão carentes de carinho e amor fraternal, de luz ou exemplos de coisas boas, que eu quero ser um dos caras que vai iluminar a escuridão daqueles que não tem tempo para buscar luz.

Foi para isso que eu vim!

Eu sei exatamente o que eu tenho que fazer.

E Você?

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Um Cara de Verdade.
E-Mail e Messenger:
ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?

10 razões porque você deveria ter um Jornal para os seus clientes.
Um jornal (newsletter) impresso ou eletrônico é uma excelente maneira de ajudar a sua empresa a conquistar e reter clientes e conseqüentemente aumentar os seus negócios.

Aqui vão algumas razões porque você deveria ter um jornal (newsletter) impresso ou eletrônico.

1º. Ele pode ser um excelente canal de informações sobre a sua empresa para clientes potenciais.

2º. Você pode publicar informações e conhecimentos que os seus clientes possam usar para melhorar suas vidas.

3º. Ele pode manter você em contato com os seus clientes sem fazer você ser percebido como um chato.

4º. Ele pode manter os seus clientes atualizados sobre os seus produtos e serviços.

5º. Ele pode lembrar os seus clientes potenciais que você existe e ainda motivá-los a entrar em contato com você.

6º. Ele pode demonstrar qual é o seu campo de especialidade.

7º. Ele pode educar os seus clientes quando eles não têm tempo para educar a si mesmo.

8º. Ele pode dar a você uma oportunidade para falar sobre as ofertas, produtos e serviços complicados que você talvez tenha.

9º. Ele pode ajudar você a aumentar as suas vendas ao fornecer dicas sobre como usar os seus produtos e serviços.

10º. Ele pode realmente ajudar você a aumentar a credibilidade da sua empresa no mercado.

Entretanto, é muito provável que o seu cliente já receba diversos jornais e newsletters impressos e eletrônicos. Portanto, escolha com muito cuidadao o conteúdo do seu jornal ou newsletter. A escolha de um conteúdo que seja REALMENTE relevante (quase inédito) para o seu cliente e não apenas para você.

O que leva anos para conquistar e segundos para perder?
CONFIANÇA! A confiança das pessoas. A confiança dos funcionários. A confiança dos clientes. Quando você tem clientes que confiam na sua empresa, você tem clientes que PROMOVEM a sua empresa com grande satisfação.

Clientes inteligentes sabem que empresas fáceis de fazer negócios, consistentes nos serviços que provem e cumpridoras das suas promessas, são características muito mais importantes do que preço.

Se você conhece algum cliente que não pensa assim, ENCONTRE OUTRO CLIENTE.


Agora, a pergunta importante é: Como conquistar a confiança do seu cliente? Quanto tempo leva para você conquistar a confiança do seu cliente? O que você deve fazer caso o cliente perca a confiança em você?

A grande verdade é que ganhar a confiança de uma pessoa ou empresa pode levar ANOS. É preciso entregar pedido atrás de pedido, produto atrás de produto, serviço atrás de serviço com incrível acuracidade e respeito ao indivíduo que compra para você conquistar a confiança de alguém.

Por outro lado, para perder a confiança de um cliente em você, não é preciso muito tempo. Apenas uma única experiência ruim pode acabar com o relacionamento entre vocês por muito tempo ou para sempre.

Talvez isso não seja justo, mas é assim que funciona.

Portanto, preste MUITA atenção aos fatores que podem destruir a confiança que o cliente tem em você.

1. Entregas atrasadas (ou pior, entrega atrasada sem qualquer aviso prévio).
2. Entrega parcial.
3. Entrega errada.
4. Perda da qualidade de produtos e serviços.
5. Redução do serviço entregue.
6. Dificuldade em falar com você quando é preciso.
7. Resposta lenta à necessidades urgentes.
8. Atendimento com pessoas mal educadas para servir um Ser Humano.
9. Promessas quebradas (ou pior, quando você sabe que tudo que você acaba de prometer é mentira porque você sabe que não conseguirá cumprir nada).
10. Práticas de negócios inconsistentes (Preço que sobe e desce. Estoque inconsistente. Constante troca de Funcionários)
11. Dar desculpas ou culpar os outros ao invés de dar respostas e soluções.
12. Quando o cliente descobre que o seu preço é significativamente maior que o preço oferecido pelo seu concorrente, a qual aos olhos do cliente, oferece o mesmo serviço que você.

Esses tipos de problemas, além de afetar o relacionamento com os seus clientes, pode afetar a moral interna na sua empresa.

Veja aqui algumas maneiras de reparar a CONFIANÇA perdida.

1º. Seja responsável pelas suas ações. Pare de dar desculpas e culpar os outros.
2º. Admita o erro. Peça desculpas. Tome iniciativas para resolver o problema ou erro.
3º. Uma vez definida a solução, tenha certeza que o cliente concorda com ela.
4º. Lembre-se que Satisfação de Cliente não é o suficiente quando você perde sua confiança. Você precisa ir além.

CONFIANÇA = RETENÇÃO DE CLIENTES = Tarefa mais importante que existe na sua empresa.

Responda se você puder.
1. Qual é a idéia inovadora que você traz para o seu mercado? Aos olhos dos seus clientes, a grande maioria das empresas e pessoas são muito similares umas às outras. O que distingue um do outro? A habilidade que alguém tem de oferecer novas idéias, novas perspectivas e novos conhecimentos que possam ajudar os clientes a pensar diferente sobre as suas questões e desafios. Você está contente em fazer sempre a mesma coisa, ano após ano, para os seus clientes? PENSE SEMPRE em idéias que podem ajudar os seus clientes a melhorar os negócios deles em 2004. O resto não vale nada.

2. Com quais indivíduos você irá desenvolver relacionamentos esse mês? Existe dezenas de indivíduos que ainda não são clientes da sua empresa, certo? O que você vai fazer esse mês para desenvolver relacionamentos produtivos com eles?

3. Você REALMENTE tem um profundo relacionamento de confiança com os seus clientes? Com quantas pessoas, de diferentes departamentos e níveis hierárquicos - você se relaciona dentro dos seus principais clientes?

4. Você está certo sobre quem você quer como cliente e quem você não quer como cliente? Lembre-se que você se torna aquilo que você vende. Quando você diz “sim” para um cliente, o mix de negócios da sua empresa muda automaticamente, seja para melhor ou seja para pior. Tenha certeza que você está consciente a esse respeito.

5. O que você vai fazer esse mês para se assegurar que os clientes vão QUERER ligar para você? Em resumo, qual é o SEU plano de marketing para esse mês, para esse trimestre e para os próximos seis meses? Note que eu disse qual é o SEU plano de marketing, e não qual é o plano de marketing da EMPRESA.

6. Você está preparado para ir além daquilo que está escrito nos contratos e acordos para assim surpreender o cliente? Os seus clientes podem obter dos seus concorrentes, qualquer coisa tangível que você hoje oferece. Você está disposto a oferecer algo que vai além daquilo que você entrega?

7. Você tem um mentor ou está disposto a assumir a responsabilidade de ser mentor de alguém? Aqueles que tiveram a oportunidade de ter um mentor em suas carreiras profissionais sabem o quanto influente um mentor pode ser. Quem você irá ajudar a se desenvolver como Ser Humano esse semestre?


Como a Terracycle pretende dominar o mundo do lixo.
Terracycle é uma pequena empresa americana que fatura milhões reciclando o lixo. Confira as idéias de expansão desse grande negócio. da FastCompany em inglês
Clique aqui para ler sobre inovação

Quais são as métricas de performance que um líder deveria ficar de olho?
Vendas, lucratividade, rotatividade das pessoas, motivação, inovação? Da Chief Executive em inglês
Clique aqui para ler sobre liderança

O segredo dos preços chineses.
Tome qualquer lista das principais companhias chinesas e, por mais que elas se distribuam por setores diferentes e tenham estratégias distintas, será fácil encontrar um fator comum a seu sucesso internacional. Essas empresas têm se destacado graças a um diferencial competitivo devastador: a capacidade de vender por preços "chineses", ou seja, incompreensivelmente reduzidos. Não raro, um terço ou um quarto do preço universal de um produto. Há 20 anos, o fenômeno estava restrito a quinquilharias de baixa qualidade. Na última década, passou a incluir de computadores a pianos; de bens de capital a motocicletas. Agora, vale também para automóveis. Da Época Negócios em português
Clique aqui para ler sobre estratégia

O maior vencedor de todas as olímpiadas.
Vivemos uma era histórica, de quebra de recordes, de quebra de paradigamas, de provocações, mudanças de atitude, viva o dia de hoje!!! Parabéns ao Phelps, o maior vencedor de medalhas de ouro de todos os tempos!!! Da Folha de S.Paulo em português
Clique aqui para ler sobre campeões


Criador de logomarcas.
Você está a procura de um logo mais "cool" mais "web 2.0" para a sua empresa? Confira. Em inglês

Clique aqui para criar o seu logo 2.0

Loja para Desenvolvedores.
Web site muito bacana que vende web aplicativos para você aplicar no seu web site. Em Inglês

Clique aqui para conhecer o SimpleSpark

Encontre a boutique mais próxima da sua casa.
Confira um web site muito bacana que ajuda as pessoas a encontrar lojas de bairro show de bola. O site é de Nova Iorque, mas alguém no Brasil poderia pensar em algo semelhante... quem se habilita? Em inglês

Clique aqui para conhecer o Wunderbloc


A nova cara da empresa global.
A indiana Indra Nooyi personifica a reação das grandes multinacionais à mudança do centro de poder mundial. Para ganhar espaço nos mercados que mais crescem no mundo, essas companhias precisam entender a dinâmica de países emergentes, como Brasil e Índia. Da Exame em Português
Clique aqiui para ler sobre estratégia

As Inovações da Olimpíada.
As Olimpíadas são um prato cheio de inovações, dos fabricantes de roupas até os construtores dos estádios, a inovação está bombando em terras chinesas. Da Businessweek em inglês
Clique aqui para ler sobre inovação

Alguém consegue desbancar o Windows?
Desde 1995 o Windows reina soberano no mundo dos sistemas operacionais para microcomputadores. O modus operandis da Microsoft acabou com os concorrentes, ou os forçou a se auto-destruir, ou mesmo os deixou tão desnorteados que acabaram dando tiro no próprio pé. Seja qual for o motivo, a Microsoft reina sozinha. Mas até quando? Tudo um dia acaba, quando vai acabar a era do Windows? Da Harvard em inglês
Clique aqui para ler sobre estratégia


100 Melhores Dicas de Vendas dos Últimos Tempos.
As "100 melhores dicas de vendas dos últimos tempos" apresenta ao leitor dicas de vendas e técnicas inteligentes de persuasão, reunidas a partir das observações e insights de grandes personalidades - de Aristóteles a Ziglar. Em Português

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura

O comportamento do consumidor.
"O comportamento do consumidor" é o estudo das pessoas e dos produtos que ajudam a moldar suas identidades. Nesta edição, Michael Solomon apresenta as idéias de alguns cientistas que desenvolvem modelos e estudos sobre o assunto. Utilizando-se de exemplos, o texto mostra a aplicação dessas teorias no mundo real, incluindo o impacto de novas realidades que modificaram as práticas de consumo, como o desenvolvimento do mundo virtual e da globalização. em Português

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura

DNA da sua marca pessoal.
Em "O DNA da sua marca pessoal", o autor apresenta um modelo de Branding Pessoal orgânico, holístico que o ajudará a liberar o seu potencial e a construir uma imagem confiável de si próprio, que reflita seus valores, crenças sonhos e criatividade, e que você desejará projetar em tudo o que fizer. Essa imagem será combinada a ferramentas para que o leitor tenha um desempenho no que se propuser a fazer e para a criação de uma base estável de confiança, credibilidade e de carisma pessoal. Essa nova abordagem enfatiza o processo de autoconhecimento e identificação das necessidades dos outros. Em Português

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura



Edições Anteriores - Cadastra-se - Indique a Um Amigo - Cancelar Recebimento

O QUEBRA TUDO é uma publicação semanal gratuita da BIZREVOLUTION. Ao contrário do que parece,
QUEBRA TUDO não significa destruir as coisas. QUEBRA TUDO significa MELHORAR O MUNDO! Fazer e
Ser a diferença para aqueles que nos cercam. Unir Propósito e Paixáo com Trabalho e Resultados.
Viver uma Vida de Valores e Ações. Deixar uma marca nesse planeta. Construir um país melhor para
as gerações que estão por vir e ajudar os outros a fazer o mesmo.
Se você acredita nesses ideais tanto quanto nós que somos apaixonados por eles, você irá
se identificar com o QUEBRA TUDO e com a BIZREVOLUTION. Bem-Vindo à REVOLUÇÃO!

Indique o QUEBRA TUDO para aqueles que tem a responsabilidade de fazer hoje uma
revolução pelas próximas gerações.
Clique aqui para indicar o QUEBRA TUDO.

O QUEBRA TUDO é escrito por Ricardo Jordão Magalhães.
BIZREVOLUTION e QUEBRA TUDO são marcas registradas da BIZREVOLUTION.
Todos os textos são de autoria da BIZREVOLUTION. Antes de reproduzí-los, entre em contato conosco.


www.bizrevolution.com.br

Safe Unsubscribe
This email was sent to simbolicah@simbolicah.com.br by projetodavi@bizrevolution.com.br.

BizRevolution www.bizrevolution.com.br São Paulo SP Brazil

Nenhum comentário: