| |  | Qual o problema de negó-cio que você precisa re-solver? Envie-nos a sua questão, ficaremos conten-tes em poder ajudá-lo.
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| | Curso: Como ser Pragmático, 4 de Julho, inscreva-se! Siga-me no Twitter. Como você sabe que é verdade?
Quantas pernas têm um cachorro se você contar o rabo como uma perna? Quatro; chamar o rabo de perna não o torna uma perna.
Querida(o) Amiga(o),
Nos anos 70 um cara chamado Uri Geller se transformou em um fenômeno mundial. Geller se dizia paranormal e capaz de mover objetos com seus poderes telepáticos, psíquicos e correlatos.
Ele apareceu por diversas vezes em todos os principais canais de televisão do mundo, inclusive rede globo, para demonstrar a sua paranormalidade ao entortar garfos, colheres, parar ou acelerar relógios e descobrir o que as pessoas estavam pensando.
Se você não sabe quem foi Uri Geller, existem 5.330 vídeos no YouTube para você descobrir. Suas realizações, segundo ele, eram frutos de um poder mental extraordinário, único e paranormal.
Pura bobeira. Uri Geller foi um baita picareta. Os seus feitos não passavam de truques de mágica barata que qualquer um pode reproduzir em casa. Ele foi desmascarado ao vivo, em 1973, no programa do Jonnhy Carlson, uma espécie de Jô Soares americano. O Vídeo onde Carlson quebra as pernas de Uri Geller aparece no topo da lista dos 5 mil vídeos sobre o farsante no YouTube, confira.
Ainda assim, o povo continuou a acreditar que Uri Geller era paranormal. A mídia, interessada em audiência, continuou a chamá-lo para fazer demonstrações mentirosas. Até hoje Geller tem um programa de televisão na Alemanha onde a mídia procura posicioná-lo como um ser extraordinário com poderes paranormais e toda a papagaiada que as pessoas gostam de ouvir. Nos bastidores do programa, entre as pessoas sérias, Uri Geller assume atualmente que nunca teve qualquer poder paranormal. O moleque simplesmente enganou todo o mundo. Hoje sabe-se que Uri Geller ganhava a vida como mágico em Israel antes de ficar famoso com a televisão.
O que leva a maioria das pessoas a acreditar na televisão como se a televisão fosse algum tipo de Deus que sempre fala a verdade?
Preguiça. Preguiça de pensar, medo de encarar e verdade dos fatos que mostrariam que os heróis e santos da história da humanidade são pessoas comuns como eu e você, sujeitos a tempestade e trovoadas. Até Gandhi fazia cocô e Madre Tereza de Calcutá mestruava.
Mitos, mitos, mitos. Nós passamos à vida acreditando em coisas que nunca colocamos a prova. Fé em teorias que passam de geração para geração sem nunca termos experimentado nada. Pura preguiça.
A Vida, se você quiser vivê-la na sua plenitude, pede que você desenvolva um pensamento crítico com relação a tudo que aparece na sua frente. Tudo!
Eu recomendo que você use sempre quatro perguntas matadoras para questionar os mitos, as verdades, as teorias e os fatos que chegam até você.
As quatro perguntas são:
1a. O que exatamente você está querendo dizer? Quando você ouvir algo do tipo "As vendas estão baixas esse mês, eu estou prevendo um mês fraco", pergunte: "O que você quer dizer exatamente com vendas baixas? Ou, Qual produto ou serviço apresentam vendas baixas? Ou, Quais mercados exatamente estão fracos?". Outro exemplo, "O meu chefe é um péssimo líder, o cara pega no meu pé o dia inteiro", pergunte "O que é um péssimo chefe para você, defina? O que significa exatamente pegar no seu pé o dia inteiro, explique? E se o seu chefe tiver as razões corretas para fazer o que ele faz, ele não estaria fazendo a coisa certa?".
2a. Onde você conseguiu essas informações? Só porque um cara diz que é Presidente da International Association of Future Marketing Trends of Worldwide for Big Causes, você tem que acreditar que ele está falando alguma verdade? Todo canto da internet tem algum tipo de pesquisa que alguém diz que fez com alguns punhados de pessoas durante um certo tempo. Mas quem disse que é verdade? Quem pode afirmar que a pesquisa é verdadeira? É importantíssimo que você cruze pesquisas, encontre uma segunda visão sobre o fato, e jamais tome decisões baseadas em apenas um único fato vindo de uma única fonte.
3a. Como você sabe que é verdade? A grande maioria das pessoas é igual a grande maioria das pessoas que afirmam na sua maioria que ouviram determinados fatos em algum lugar. Só não se sabe onde. Alguém fala, "As vendas estão fracas esse mês porque o cliente X parou de comprar porque ele está refazendo o seu planejamento de compras", pergunte, "Como você sabe que o cliente está falando a verdade?", Ou, "Como você sabe que a pessoa que você tem contato dentro do cliente tem acesso às informações relevantes da empresa?". Nunca, jamais, em hipótese alguma, considere verdade algo que você ouviu de apenas uma única pessoa, não importa a patente do cidadão, inclusive, quanto mais alta a patente do profissional, mais distante da realidade ele estará.
4a. E se você estiver errado? Na grande maioria das vezes realmente não interessa se você estiver errado na decisão que vai tomar, o importante é fazer, decidir, andar em frente, colocar a idéia em prática e aprender com os erros e acertos. Mas às vezes, se a questão é crítica, é importante questionar a sua decisão. Quando alguém falar, "Para aumentar as vendas eu vou investir 30% da nossa verba de marketing na atividade X, Y e Z dentro do cliente ABC", pergunte, "E se você estiver errado? O que pode acontecer conosco?".
O que você exatamente está querendo dizer? Onde você conseguiu essas informações? Como você sabe que é verdade? E se você estiver errado? São quatro poderosas perguntas que podem ajudá-lo a questionar os mitos que cercam a sua vida, e principalmente os mitos que cercam o mundo dos negócios.
Existem centenas de mitos, falácias e mentiras que você precisa derrubar, questionar e experimentar antes de aceitar incondicionalmente. Alguns deles.
1o. Contra os fatos não há argumentos. MENTIRA! Você jamais conseguirá convencer de verdade uma pessoa com fatos. As pessoas compram histórias, narrativas, metáforas, casos de sucesso e apelos emocionais. Números por números sem histórias não convencem ninguém.
2o. O cliente está sempre certo. BOBEIRA! O cliente nunca está certo, e não sabe o que quer. A grande maioria dos clientes não tem a capacidade de te dizer exatamente o que você tem que fazer por ele. Ele sabe - na melhor das hipóteses - te explicar o que ele espera que aconteça com a empresa dele. Não faça o que o cliente pede, você vai ficar maluco, não vale a pena. Ao invés disso, observe o comportamento dos seus melhores clientes, e tome a decisão mais maluca possível.
3o. Trabalho em equipe. FALÁCIA! Quanto maior a equipe pior a qualidade da comunicação, a agilidade da execução, o consenso sobre os melhores caminhos a seguir. Mantenha as equipes no menor tamanho possível. Envolva apenas as pessoas que realmente têm alguma coisa a FAZER; mesmo que isso deixe algum funcionário melindrado por não ter sido envolvido na conversa. Tira o cara da equipe e manda para o psicólogo!
4o. O olho do dono engorda o boi. MEDÍOCRE! A grande maioria das pessoas quer entregar um trabalho decente. Todos querem se orgulhar do trabalho que fazem. Ninguém quer viver uma vida sem sentido. Ninguém precisa de dono para trabalhar. O problema é que a grande maioria das empresas vive sistemas de gestão arcaicos que levam o funcionário a se sentir oprimido, escravo, dependente de um sistema que ele não tem controle ou informação. As pessoas querem: 1) realizar, 2) igualdade e 3) camaradagem, e não burrocracia (de burro), falta de treinamento e mau funcionamento dos sistemas da empresa.
5o. Eu sou um bom vendedor então eu deveria ser gerente. QUE VIAGEM! Esse é um dos piores mitos da história do mundo dos negócios. O fato de vender bem e se relacionar com facilidade com os clientes, não implica que você entende alguma coisa sobre planejamento estratégico, gestão de conflitos, treinamento, seleção de pessoas e liderança. Você prefere vender ou liderar pessoas? Você tem que escolher. Seja sincero com você mesmo, onde está a sua fortaleza?
6o. Conhecimento é poder. PALHAÇADA! Se isso fosse verdade as bibliotecas seriam as organizações mais poderosas do planeta. Saber algo não resolve nada, não gera riqueza nem constrói negócios. A APLICAÇÃO com energia e pragmatismo de tudo que você conhece à realidade nua e crua da vida é que faz sentido.
7o. Dessa vez vai ser diferente. ERRO FATAL! A lei da oferta e demanda, plano de negócios, preparação, estudo do mercado, craniamento sobre diferenciais, tecnologia, pessoas, risco, investimento, ganância e medo são questões que sempre existirão. As coisas só serão diferentes na segunda vez se você realmente investir tempo e dinheiro em todas essas questões.
Coloque à prova todos os mitos sobre os negócios. Use as quatro perguntas. Comece um diálogo procativo AGORA!
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
Ricardo Jordão Magalhães Caçador de Mitos E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br BIZREVOLUTION
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|  | | | | Será que realmente é uma Boa Oportunidade? É muito comum uma empresa embarcar em uma nova oportunidade de negócio sem antes avaliar se realmente a empresa está preparada para esse novo negócio.
Antes que você entre de cabeça naquela que parece ser a grande oportunidade de negócios da sua vida, e que vai lhe trazer liberdade, fama e lucro, responda as seguintes perguntas.
1º. Teste. Não guarde a idéia para você. Compartilhe com um seleto grupo de amigos, clientes, fornecedores e funcionários. Sem feedback do mundo real, a sua oportunidade irá encontrar um muro de resistências.
2º. Encontre o mercado-alvo e não apenas o mercado. Muitas empresas falham ao tentar ser tudo para todos. Talvez a sua idéia tenha clientes potenciais em múltiplos mercados, mas inicie o seu trabalho pelo pedaço de mercado que tem a maior necessidade de você. O seu novo negócio será muito mais bem-sucedido se você direcioná-lo para “Mulheres Jovens que lêem livros românticos” é não apenas para “Jovens que gostam de ler livros”.
3º. Você tem os recursos necessários para entrar no negócio? Toda oportunidade tem os seus custos de construção do negócio. Por isso, REALMENTE AVALIE quais são os investimentos necessários antes de embarcar nessa jornada. A oportunidade pode ser grande, mas as despesas ainda maiores. Qual é o investimento em dinheiro necessário para promover a idéia? Qual será o retorno a curto, médio e longo prazo?
4º. Você tem as habilidades necessárias para entrar no negócio? Uma oportunidade de negócios poderá ser descartada quando você parar para pensar nas novas habilidades que você terá que desenvolver para encarar esse novo desafio. Você está disposto a fazer isso? Terá “tempo” e energia para fazê-lo? Dez anos de experiência no varejo podem oferecer muito mais chances de sucesso do que uma oportunidade baseada em habilidades de vendas por telefone.
5º. Você tem as pessoas certas para entrar no negócio? Uma nova oportunidade de negócios requer pessoas motivadas e preparadas com as novas habilidades necessárias. Tenha certeza que você tem as pessoas certas para esse novo negócio. Muito provavelmente, novos negócios = novas pessoas. E lembre-se: boas pessoas são difíceis de encontrar, por isso, pense também que será necessário retê-las na sua empresa.
Uma vez que você consiga responder a essas questões, vá em frente e abrace essa “nova grande oportunidade” de negócios.
| | Você REALMENTE ouve os seus clientes? Algumas das mais bem sucedidas empresas do mundo são bem sucedidas porque REALMENTE ouvem o quê os seus clientes tem a dizer, e colocam suas sugestões como o principal fator para tomada de decisões com relação a planos de marketing, estratégias, desenvolvimento de produtos e qualidade de serviços.
Pesquisas mostram que para cada uma pessoa que reclama da sua empresa existe 26 outras que não reclamam. Isso significa que se 10 pessoas reclamarem, outras 260 não reclamam e silenciosamente deixam de comprar de você. Para saber o que o cliente pensa, você precisa PERGUNTAR.
Empresas que operam como máquinas de feedback aprendem rapidamente o que os clientes gostam e não gostam, e assim conseguem fazer melhorias em suas operações diárias de uma maneira rápida e eficaz.
Se você REALMENTE acredita que ouvir o cliente é importante, considere então as seguintes regras:
1º. Acredite que o cliente tem boas idéias. Tem gente que diz que cliente não sabe o que quer e por isso é desnecessário perder tempo com sua opinião. É verdade, o cliente não sabe o que quer. Ele nunca vai te dar a idéia COMPLETA sobre o que você deve fazer. VOCÊ é que precisa ter sensibilidade para transformar um feedback de cliente em melhorias de produtos e serviços.
2º. Toda hora é hora de coletar feedback de clientes. Toda interação com clientes é uma oportunidade para feedback. QUEBRE O PARADIGMA que diz que “não podemos importunar o nosso cliente”.
3º. Melhorar. Melhorar. Melhorar. Peça para os seus principais clientes ajudarem você a melhorar todos os aspectos do seu negócio toda semana, todo mês e todo trimestre. Faça pesquisas de satisfação com clientes! E não esqueça de agradecer àqueles que participarem.
4º. Solicite PROATIVAMENTE bons e maus feedback. A primeira parte é fácil. A segunda não. Para descobrir quais são as coisas ruins da sua empresa, pergunte algo do tipo, “Qual é a única coisa que você mudaria ou melhoria na nossa empresa ou no nosso serviço?”.
5º. Não gaste um rio de dinheiro com feedback. Uma pesquisa com clientes com 50 páginas de informação que leva dois meses para se completar, ao custo equivalente de três meses de salário do presidente da empresa, talvez impressione os seus colegas e o seu chefe, mas está completamente fora da realidade quando estiver pronta. No seu lugar, faça pesquisas rápidas que permita a você agir com velocidade às questões levantadas pelos clientes. Em seguida DIGA aos seus clientes como as suas opiniões e comentários contribuíram diretamente para as mudanças da empresa.
6º. Procure por feedback diários! Ligue para 10 clientes por dia! Acompanhe os seus desempenhos de compras! Lidere os seus clientes! Se você não fizer isso, você será o último a ser comunicado sobre mudanças no mercado. Quando o Presidente da empresa resolve questões de clientes, ele dá o exemplo para toda a empresa sobre como se portar com relação aos seus clientes.
7º. Faça com que seja fácil para os clientes darem feedback. Telefone, e-mail, web site, vendedores, caixas de sugestões, ombudsman etc. Ser uma Máquina de Feedback é tornar fácil para o cliente falar com você, e não fazer o que for conveniente para você.
8º. Use Tecnologia para ajudar você a coletar feedback. Existem várias ferramentas aí fora que podem ajudá-lo a coletar a opinião de seus clientes de maneira rápida, eficaz e com baixo custo/benefício. Veja por exemplo o web site www.surveymonkey.com. Ele automaticamente cria, gerencia e tabula as respostas dos participantes em pesquisas de satisfação sem necessidade de qualquer mágica tecnológica.
9º. Compartilhe a opinião dos clientes por toda a empresa. A responsabilidade pelo feedback de clientes se estende além do departamento de marketing da empresa. Todos na empresa DEVEM SABER o que os clientes pensam e esperam de todos.
10º. Use o feedback para agir rapidamente. Você não consegue mover uma montanha em um dia, mas você consegue fazer com que seja fácil escalá-la ao limpar um pouco do caminho todos os dias. Clientes adoram empresas que gostam de ouví-los e mantê-los informados sobre como usam suas opiniões.
| | Marketing Versus Vendas: Você precisa dos DOIS! Pense por um momento. Sem Marketing, você não terá clientes potenciais. Sem Vendas, você não conseguirá fechar tantos negócios.
Marketing é tudo que você faz para alcançar e conquistar clientes. Vendas é tudo que você faz no nível individual do cliente para identificar negócios e reter os clientes. Ambos são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não pode fazer um sem o outro e outro sem o um. Combinar estrategicamente ambos os esforços é essencial para fazer a sua empresa crescer. Entretanto, se ambos os esforços não estiverem alinhados, o oposto também acontece.
Enquanto Marketing deve fazer atividades de comunicação (propaganda, mala direta, eventos, promoções, internet etc), distribuição, desenvolvimento de produtos e serviços, análise de concorrência, internet etc. Vendas deve fazer interações inter-pessoais um-a-um (reuniões, visitas, telefone, e-mails etc) com cada um dos clientes da empresa para assegurar que os negócios serão fechados e os clientes surpreendidos.
É necessário que essas múltiplas interações com clientes estejam 100% alinhadas para que a empresa consiga fazer o cliente potencial sentir urgência por fazer negócios com a empresa.
É por isso que é muito importante que ambas as partes desenvolvam um único processo que combine marketing e vendas.
Você sabe como fazê-lo?
Experimente isso. Divida a sua lista de clientes potenciais em Clientes A, B e C, onde os clientes A são aqueles clientes que fazem negócios frequentemente com a sua empresa, clientes B são aqueles que fazem negócios esporadicamente com a sua empresa, e clientes C são aqueles que não fazem negócios freqüentes com a sua empresa.
A partir daí, dedique o tempo que for necessário para identificar a estratégia adequada em como proceder com cada um desses grupos de clientes.
Mas lembre-se: tal estratégia deve ser desenhada a quatro mãos por Marketing e Vendas, JUNTOS!
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|  | | | | 15 blogs sobre empreendedorismo que vale a pena conhecer. É tudo gringo, mas, se você quer estar a frente, vire-se no inglês.Do Wall Street Journal em inglês Clique aqui para ler sobre blogs
| | Sua marca é autêntica? Em março deste ano, a revista Time dedicou reportagem de capa às 10 Idéias Que Estão Mudando o Mundo. Mais do que o dinheiro ou as decisões políticas - alerta a publicação americana - são as soluções criativas que moldarão os rumos do planeta daqui para a frente, na gestão sustentável, nos mercados, na cultura ou até mesmo na religião. Em Português Clique aqui para ler sobre marketing
| | A Geração Y. A "galera" quer mudar a maneira que as empresas gerenciam tecnologia. Da InformationWeek em inglês Clique aqui para ler sobre Comportamento
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|  | | | | Web sites para o iPhone. Se você está usando o iPhone você vai gostar do Toochr. O Toochr é um diretório de web sites feitos especialmente para rodar no iPhone. Ainda que seja perfeito rodar os sites tradicionais da web no iPhone, o negócio fica ainda melhor quando é "design for iPhone". Em Inglês
Clique aqui para conhecer o Toochr
| | Pogo browser. A guerra dos browsers está de volta. A internet tá cheia de alternativas excelentes ao Internet Explorer. A mais nova novidade em browsers chama-se Pogo. Pogo é um browser 3D, novo, tão novo que você ainda não pode usar. Entre no site, veja a demo do browser, se gostar, faça o cadastro para entrar na lista dos primeiros a usar o produto. Em inglês
Clique aqui para conhecer o Pogo
| | Widgipedia. Widgipedia é um portal ultra hiper legal com centenas de widgets (softwares para amplificar, facilitar, incrementar o seu web site e sua vida) para dezenas de usos diferentes. Confira, show! Em inglês
Clique aqui para conhecer o Widgipedia
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|  | | | | Na esteira de uma grande marca. Com a assinatura da Reebok, Fernando Gabas formou uma rede de equipamentos de ginástica que faturou 50 milhões de reais em 2007. Agora ele quer ficar menos dependente do sobrenome famoso e expandir no exterior. da Exame PME em português Clique aqui para ler sobre Estratégia
| | Americanos oferecem R$ 2,5 bilhões pelo Objetivo. O grupo americano Apollo, um dos maiores conglomerados de educação do mundo, iniciou um movimento que pode alterar drasticamente a estrutura do setor no Brasil. Da Exame em português Clique aqui para ler sobre Globalização
| | Empresas contratam por competências e demitem pelo comportamento. Está certo afirmar que currículo vazio não pára em pé. Também é correto dizer que o mundo globalizado acabou com a arrogância de quem buscava as melhores colocações apenas com o currículo embaixo do braço, acreditando na auto-suficiência eterna. Da Empreendedor em português Clique aqui para ler sobre Gestão de Talentos
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|  | | | | O Brasil Globalizado. Esta obra apresenta abordagens distintas, mas que partem de uma base comum - a plena certeza de que o Brasil pode aprofundar o seu amadurecimento em um futuro próximo e ocupar um merecido espaço no cenário econômico mundial. Em Português
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| | O DNA da sua marca. Em "O DNA da sua marca", Hubert Rampersad apresenta um modelo de Branding Pessoal orgânico, holístico e autêntico que o ajudará a liberar o seu potencial e a construir uma imagem confiável de si próprio, que reflita seus valores, crenças sonhos e criatividade, e que você desejará projetar em tudo o que fizer. Essa imagem será combinada a poderosas ferramentas para que o leitor tenha um desempenho superior no que se propuser a fazer e para a criação de uma base estável de confiança, credibilidade e de carisma pessoal. Essa nova abordagem enfatiza o processo de autoconhecimento e identificação das necessidades dos outros. Satisfaça essas necessidades sem deixar de ser verdadeiro em relação a seus valores; aperfeiçoe-se continuamente e realize o crescimento de sua vida com base nessa jornada pela busca de sua marca pessoal. Em Português
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| | O empreendedor inovador. Este livro tenta explicar os conceitos, a importância, os "ingredientes" e o processo que envolve o empreendedorismo e a inovação, e destaca o fato de os dois serem inseparáveis. Em Português
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