segunda-feira, 2 de julho de 2012

Programa de Especialização em BPM


Qual a área que pode ser considerada como a mais importante, o coração de uma empresa? Já vai longe o tempo em que a resposta a essa pergunta estava na ponta de língua de qualquer empresário ou executivo. Com a globalização da economia e suas crises decorrentes,  gerando um cenário de competição e sobrevivência cada vez mais acirrados, onde o foco pela redução de custos e aumento da produtividade é prioritário, essa questão extremamente complexa se tornou fundamental para as empresas.

Na verdade, diante do atual panorama do mercado, o coração de uma empresa não reside mais em uma área específica, mas na gestão coordenada de todas. Em outras palavras, é necessário fazer com que as áreas de compras, logística, atendimento ao cliente, recursos humanos, marketing e finanças trabalhem integradas, em colaboração e sintonia, de modo a obter um elevados índices de eficiência e eficácia, qualidade de atendimento, baixos custos e alta lucratividade. O coração da empresa é, portanto, a gestão e a melhoria eficiente e eficaz  de todos esses processos.

A Gestão de/por Processos - BPM procura integrar as diversas áreas da empresa, por meio de times multidisciplinares, em torno de finalidades específicas. Como por exemplo, formar uma equipe de profissionais de marketing, vendas e logística visando reduzir problemas e aperfeiçoar o atendimento ao cliente em termos de produtos, agilidade nos pedidos e entrega. As possibilidades com o uso da Gestão de/por Processos - BPM em reduzir-se custos e aumentar-se a eficiência e a eficácia em todas as áreas na empresa e no seu relacionamento com fornecedores e clientes são muito amplas.

Aos poucos as empresas estão tomando consciência desse aspecto e procuram mudar as formas de gestão. As áreas deixam de ser administradas isoladamente, hierarquicamente, como se cada uma fosse independente das demais e passa-se a usar cada vez mais profissionais em especializados em BPM.

Definir e modelar processos, monitorar indicadores, implementar ações preventivas e corretivas, motivar e manter motivada a equipe, e tantos outros desafios similares , fazem parte do dia a dia desses profissionais, configurando assim uma atividade trabalhosa e complexa.

De modo a atender às novas exigências para uma gestão eficiente e eficaz, o INSADI - Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual, pioneiro e benchmarking em Gestão Orientada por Processos - BPM, no Brasil, fundador e coordenador do Fórum Brasileiro de Processos - FBP, estruturou através de sua Business Process School um programa de especialização para apoiar às empresas na formação de Especialistas em BPM.

Uma equipe de instrutores, formada por profissionais com grande experiência prática, atuantes no mercado e com comprovados recursos pedagógicos, garante o resultado desse exclusivo Programa de Especialização Profissional.

OBJETIVOS
Formar Profissionais de Processos para atuarem na integração das diversas áreas das empresas, buscando o aumento da eficiência e eficácia, dentro da mais moderna metodologia de Gestão de/por Processos - BPM.



Programa de Especialização em BPM

Tópico 1
1.1 Arquitetura organizacional. Modelo de negócios.
1.2 Sustentabilidade. Inovação.
1.3  Estratégia. Princípios básicos. Visão M.Porter.  
1.4  Diferenciação. Visão Kim-Mauborgne (A Estratégia do Oceano Azul) e J.Barney  (RBW - Resource Based View).
1.5 Alinhamento de processos com estratégia. Balanced Scorecard. Indicadores de desempenho.  

Tópico 2
2.1 Processos e competitividade.
2.2 Metodologia. Etapas de um projeto.
2.3 Desenho da cadeia de valor. Referenciais. Melhores praticas.
2.4 Valor e priorização de processos.
2.5 Desenho orientado pela estratégia, mercado e produtos.
2.6 Retorno do investimento. Etapa 1.

Tópico 3
3.1 Forma de levantamento de informações. Calculo do escopo.
3.2 Notação e padrão de modelagem (organização, pessoas, riscos, tecnologia, documentos, etc).
3.3 Pontos de alerta, analises, diagnostico e premissas de melhoria.
3.4 Redesenho operacional. Métodos de melhoria das quatro ações e seis vetores.
3.5 Especificação de tecnologia. Automação de processos.
3.6 Retorno do investimento. Etapa 2.

Tópico 4
4.1 Levantamento do perfil de pessoas. Ajuste de papéis ou cargos.
4.2 Especificação da forma de gestão. Equipes.
4.3 Gestores de processos. Identificação e seleção.
4.4 Ajustes organizacionais. Avaliação e remuneração.
4.5 Barreiras e benefícios. Gestão da mudança.

Tópico 5
5.1 Monitoração de processos.
5.2 Modelo de maturidade. Auditoria de processos.
5.3 Escritório de processos.

Nenhum comentário: