sábado, 30 de junho de 2012

Curso: Desenvolvimento de Competências Relacionais


1 – PROGRAMA: Desenvolvimento de Competências Relacionais

2 – RELACIONAMENTOS QUE AMPLIAM OS RESULTADOS:
2.1 – Abordagem:
  • As Competências Relacionais determinam a qualidade da interação entre as pessoas envolvidas em uma organização, tendo como conseqüência um impacto positivo no desempenho profissional. São competências que promovem o crescimento pessoal e tornam os relacionamentos mais saudáveis e construtivos.
 2.2 – Competências Desenvolvidas no Programa:
  • Auto-Imagem, Administração de Conflitos, Controle Emocional, Sociabilidade, Comunicação, Relação com Autoridade
 3 - OBJETIVO: Desenvolver competências relacionais aplicadas a diferentes contextos e potencializar o crescimento pessoal e profissional. Conscientizar o participante de que o seu sucesso está diretamente relacionado com a sua capacidade de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

4 – RESULTADOS / DIFERENCIAIS:
4.1 – Resultados: Desenvolvimento e aprimoramento de competências essenciais para as relações de trabalho que interferem diretamente nas entregas de resultados contratadas com a instituição que está a serviço.
4.2 – Diferenciais:
  • Aprofundamento conceitual, ferramentas práticas e técnicas para o desenvolvimento das competências e suas aplicabilidades.
  • O participante terá oportunidade de realizar trocar experiências com outros profissionais de outras empresas e outros negócios, caso o programa seja realizado em Consórcio;
  • Contextualizar as questões dos participantes, preservando as particularidades das empresas;
  • Aplicabilidade do conteúdo na atuação profissional.
  • Avaliação durante o programa da Evolução e Melhoria dos participantes nas Competências abordadas.

5 – A QUEM SE DESTINA: Líderes, Assistentes e Analistas

6 – NIVELAMENTO DE TURMAS:
  • Análise curricular
 7 – CONTEÚDO:
7.1 – Módulos:
Módulo I – Crescimento Pessoal – 8 horas
Este módulo tem como objetivo identificar as competências que se destacam e as que precisam de desenvolvimento para um melhor relacionamento intra e interpessoal. Através de uma análise de si mesmo é que o participante terá a oportunidade de identificar suas limitações, redescobrir seus principais talentos e mobilizar-se internamente para melhor direcionamento e crescimento.
  • Aplicação e análise do teste e elaboração do PDI_ Plano de Desenvolvimento Individual
  • O Autoconhecimento como fator fundamental para o Crescimento Pessoal  
  • Aliados e barreiras para o crescimento pessoal
  • O controle emocional e a capacidade de lidar com diferentes pessoas e situações
  • Construindo suas metas e objetivos através do Desenvolvimento da Maestria Pessoal
  • A busca constante dos Motivos para Agir

Módulo II – Mudança e Modelos Mentais – 8 horas
Este módulo irá desenvolvercapacidade para mudar e mover-se para fora da zona de conforto, aceitando o processo de mudança como uma oportunidade de inovação na busca de alternativas que agreguem valor a sua atuação no ambiente organizacional.
  • A Gestão da Mudança Pessoal e o Desenvolvimento da Auto-estima
  • Definição da Missão Pessoal
  • Zona de conforto e os desafios de superá-las
  • As etapas da mudança e o ciclo de melhoria contínua
  • Valores, Crenças e Modelos mentais – como esses fatores afetam a evolução pessoal
  • Mudança e inovação: uma oportunidade a ser alcançada

Módulo III – Relacionamento Interpessoal e Equipe – 8 horas
      
Este módulo irá trabalhar a capacidade dos participantes em adaptar-se e integrar-se a contextos e de ampliar sua rede de relacionamento. Irá desenvolver a capacidade para estabelecer parcerias com abertura e transparência, estimulando vínculos que favoreçam a atuação em equipes e o compartilhamento de estratégias e interesses.
  • A importância da Empatia no Processo das Relações Interpessoais
  • A Capacidade de Adaptação e Criação de Parcerias
  • Disponibilidade Emocional para o Relacionamento Interpessoal
  • A Equipe como ambiente propício para a Ampliação dos Relacionamentos Interpessoais
  • Cooperação e Competição e seus impactos no Trabalho em Equipe.
  • Uma Equipe Diferenciada: Objetivo Comum e Visão Compartilhada

Módulo IV – Comunicação – 8 horas
Este módulo irá desenvolver a capacidade para transmitir suas mensagens para as pessoas e ampliar o entendimento das questões. Mensura a condição para vender suas idéias e transmitir para as pessoas, com clareza, as suas posições e informações.
  • Princípios Básicos da Excelência da Comunicação Eficaz
  • A Arte da Escuta
  • O Processo da Comunicação e a busca pela exatidão na compreensão do que se quer transmitir
  • A Escuta Ativa e o Diálogo como fator fundamental de interação
  • O Comportamento Assertivo e suas particularidades
  • Importância do Feedback nas Relações Interpessoais

Módulo V – Conflitos nos Relacionamentos Interpessoais  – 8 horas
Este módulo irá desenvolver a capacidade de lidar com situações difíceis e diferentes obstáculos e a estratégia de posicionamento frente aos conflitos. Tem como objetivo Ampliar sua visão em relação à responsabilidade do participante no resultado de uma negociação bem sucedida.
  • Mudança de Paradigma em Relação ao Conflito
  • Conflitos e seus impactos no Trabalho em Equipe.
  • Estilo de Administração dos Conflitos
  • A transformação dos conflitos em oportunidade de crescimento pessoal e profissional
  • Inteligência Emocional e Negociação
  • Negociação como estratégia de maximização de resultados e melhoria das relações interpessoais.
Módulo VI – Relações de Poder e Autonomia – 8 horas
Este módulo irá desenvolver a capacidade de atuar de forma independente, definindo o nível de expressão e negociação que o profissional alcança em relação ao sistema e à hierarquia.
  • O Poder no Contexto das organizações
  • Mapeamento de Poder
  • A Autoridade como Poder Estabilizado
  • Fatores Emocionais e a Relação de Autoridade
  • Autoridade e prestígio
  • O modelo proativo e o reativo



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