sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
sábado, 10 de novembro de 2012
Aula 4
Conceitos-chave
Polinização cruzada de idéias
Surpreendente conexões
desafio Recombinação
Surpreendente conexões
desafio Recombinação
Leitura
Trecho de InGenius
Trazer as abelhas
O que acontece quando você cruza um tabuleiro de xadrez com um lanche da meia-noite? Você começa damas comestíveis, vendidos com o lema "vencê-los e comê-los." O que se você cruzar sapatos de salto alto com um triciclo? Você começa bombas com rodinhas. Ou, o que você ganha quando você cruza um prato de sobremesa com uma bandeja de cubos de gelo? Uma tigela de sorvete que derrete após o uso, para que você não tem que lavá-lo.
Estas são apenas algumas das idéias maravilhosamente fantasiosas em John Cassidy e Brendan Boyle é Klutz O Livro das Invenções. O objetivo de seu livro é ajudar os leitores se tornar confortável a criação de idéias ridículas, já que muitas idéias brilhantes parecem realmente louco quando são inicialmente concebido. As invenções lúdicas que eles descrevem resultado de ligar e combinar objetos e conceitos que na superfície parecem alheios. Ao explorar formas para fundi-las em conjunto, nós vemos muitos surpreendente e interessante superfície idéias.
Alan Murray, chefe da Escola de Design da Faculdade de Arte de Edimburgo, deu seus ex-alunos de pós-graduação na Universidade Técnica de Eindhoven uma atribuição surpreendente para ajudá-los a aprimorar essas habilidades. Ele os desafiou a inventar uma "sextron." Ele lhes disse que eles precisavam de combinar dois dispositivos domésticos diferentes, como uma máquina de café e um secador de cabelo ou um telefone e uma escova de dentes elétrica, para criar algo novo, e isso tinha que funcionar como um brinquedo sexual. Eles, então, tiveram de projetar um manual oficial para o novo dispositivo. Este foi certamente um projeto ousado! Seu objetivo era inspirar os estudantes de maneiras que nunca tinha imaginado. Não só eles têm um tempo selvagem assumir essa atribuição provocativo, mas também aprendi que ao conectar dispositivos que nunca haviam sido conectados antes, eles poderiam chegar a produtos surpreendentemente inovadoras que estimulem a mente e do corpo, das orelhas aos pés , de maneira incomum.
Em uma recente viagem ao Japão, perguntei aqueles que estavam indo para assistir a palestra de fazer um semelhante - atribuição antecipadamente - ainda mais manso. Eles foram obrigados a pegar dois objetos domésticos que são totalmente alheios, como um vaso de flores e um sapato, e descobrir alguma maneira de combiná-los para criar algo novo e valioso. Os resultados vieram em vários sabores diferentes. Alguns eram alternativos, utilizações não previstas para os objetos. Outros melhorada a funcionalidade de um objeto existente.E depois havia os resultados raros em que algo totalmente novo foi criado utilizando os dois objetos familiares.
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Aula 3
Conceitos-chave
Ressignificação problemas
Ferramentas para mudar seu ponto de vista
desafio Reframing
Ferramentas para mudar seu ponto de vista
desafio Reframing
Leitura
Trecho de InGenius
Desencadear uma revolução
Considere o fato de que antes de 1543 as pessoas acreditavam que o Sol e os planetas giram em torno da Terra.Para aqueles que olhavam para o céu, parecia óbvio que a Terra era o centro do universo. Mas em 1543, Copérnico mudou tudo isso, propondo que o sol é, na verdade, o centro do sistema solar. Esta foi uma mudança radical de perspectiva, ou quadro que resultou no que hoje chamamos de revolução copernicana. Esta mudança de ponto de vista, em que a terra é vista como apenas um de muitos planetas que circundam o sol, mudou drasticamente a forma como os indivíduos pensei sobre o universo e suas funções individuais dentro dele. Ele abriu o mundo da astronomia e desde que uma nova plataforma para a investigação.
Um exemplo mais moderno vem do compositor John Cage, que criou uma obra chamada 4'33 "(pronuncia-se" quatro minutos, 33 segundo "). Foi composta em 1952 para qualquer instrumento ou combinação de instrumentos. A pontuação instrui o artistas para sentar em silêncio, não tocando seus instrumentos durante toda a duração da peça. O objetivo é que o público se concentrar nos sons do ambiente no auditório, em vez de música executada. Esta peça é provocante controversa na medida em que desloca nossa atenção para o sons com os quais estamos cercados o tempo todo.
Uma ótima maneira de sacudir o seu quadro de referência é mudar o ambiente completamente. Um exemplo maravilhoso é descrito por Derek Sivers em sua palestra TED chamado "Weird, ou apenas diferente?" Ele descreve a forma como as cidades do Japão estão organizados. Em vez de nomear as ruas e numeração dos edifícios, como fazemos nos Estados Unidos, no Japão os blocos da cidade estão contados. As ruas são vistos como os espaços entre os blocos. Além disso, em cada bloco de edifícios são numerados na ordem do momento em que foram construídas, em vez de em que estão localizados. Esta parece ser intuitiva para aqueles que cresceram no bairro e vi todos os edifícios subir ao longo do tempo.
Problemas resignificação pode ser aplicada a toda a indústria em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, os diretores da empresa Tesco de comercialização de alimentos, na Coréia do Sul estabeleceu a meta de aumentar a participação de mercado substancialmente e necessário para encontrar uma forma criativa de fazê-lo. Eles olharam para os seus clientes e perceberam que suas vidas são tão ocupado que ele é realmente muito estressante para encontrar tempo para ir à loja. Então eles decidiram trazer a sua loja para os clientes. Eles completamente reformulado a experiência de compra a tirar fotos dos corredores de alimentos e colocando-se de tamanho imagens nas estações de metrô. As pessoas podem literalmente fazer compras enquanto esperam o trem, usando seus smartphones para comprar itens através de fotos dos códigos QR e pagar com cartão de crédito. Os itens são depois entregues a eles quando chegar em casa. Esta nova abordagem comercial impulsionou as vendas da Tesco significativamente.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Coursera - Principais Universidades
California
Institute of Technology
Princeton
University
University
of Pennsylvania
University
of Columbia
Stanford
University
University
of Michigan
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Criatividade - Stanford - Aula 2
Leitura
Trecho de InGenius
Você está prestando atenção?
Observação aguda é uma habilidade fundamental para a obtenção de conhecimento valioso sobre o mundo ao seu redor. Este conhecimento é o combustível para a sua imaginação. Steve em branco, um empreendedor em série, fornece um ótimo exemplo. Ele esteve na equipa fundadora de oito empresas, e muitas pessoas elogiaram Steve pela sua criatividade e destemor. Ele ri e diz: "Eu não estou bravo. Estou incrivelmente atento. "Steve descobriu que quanto mais você observa, mais dados que coletamos, os padrões mais você vê, e mais ousadamente você pode agir. Como Steve dizia: "Esta é uma grande idéia!"
Em 1988, por exemplo, Steve foi trazido para ser executado de marketing em uma empresa chamada SuperMac, que fez placas gráficas para computadores. Na época, a empresa tinha acabado de sair da falência. A empresa tinha apenas uma quota de mercado de 10 por cento, o que era bem abaixo dos outros dois principais jogadores em campo. Como Steve disse, "Eles eram XX, em um campo de três." Logo depois que ele chegou, Steve notou uma enorme pilha de 15 mil cartões de registro de produtos que tinham sido enviadas pelos clientes. Eles estavam empilhados de forma imprudente, no canto da sala de descanso. Ele pediu a seus colegas sobre esta pilha enorme de cartas e soube que eles estavam apenas se acumulando, ano após ano. Todo mundo estava muito ocupado executando seus planos de ter um olhar para essas peças aparentemente sem sentido de papel.Steve começou a cavar a pilha mesmo e rapidamente percebeu que continha uma mina de ouro de informações.
Steve tirou 300 das cartas recebidas mais recentemente e começou a chamar esses clientes se. Ele perguntou-lhes o negócio em que estavam, como eles usaram a placa gráfica, o que seus atributos mais importantes foram, como ele poderia ser melhorado, e quanto eles estariam dispostos a pagar por isso. Ele aprendeu uma quantidade enorme de cada chamada, e as informações coletiva permitiu Steve para fazer escolhas sobre o posicionamento de produtos e preços, com grande confiança de que iria funcionar. Dentro de um curto espaço de tempo, Steve reformulou a promoção da linha de produtos e aumentou os preços. Como resultado, a participação de mercado da empresa aumentou de 10 para 70 por cento. Isso nunca teria acontecido se Steve não tinha prestado atenção aos pequenos pedaços de papel que os outros ignorados.
Outro exemplo vem de David Friedberg, o fundador da Corporação Climáticas. Enquanto trabalhava no Google, David passou um barraco de aluguer de bicicletas de pequeno a cada dia enquanto ele dirigia para o trabalho.Com o tempo, ele percebeu um padrão: sempre que chovia, o barraco foi fechada para o negócio. Esta observação levou à percepção de que milhões de negócios são influenciados pelo clima, incluindo fazendas, cinemas e estações de esqui. Ele decidiu deixar o Google para iniciar uma empresa que vende seguros para proteger as empresas relacionadas com o clima de perdas. David nunca teria vindo com essa idéia, e lançou este empreendimento de sucesso, se não tivesse dado especial atenção para o mundo fora de seu carro enquanto dirigia para o trabalho. Esta história ilustra como prestar atenção pode revelar oportunidades valiosas ea história prévia mostra como a observação descobre soluções que estão escondidos à vista de todos.
Recursos adicionais
Atribuição
Atribuição desta semana será feito por indivíduos, não as equipes:
1) experiência de Observação
2) Insights sobre a experiência de observação
Trecho de InGenius
Você está prestando atenção?
Observação aguda é uma habilidade fundamental para a obtenção de conhecimento valioso sobre o mundo ao seu redor. Este conhecimento é o combustível para a sua imaginação. Steve em branco, um empreendedor em série, fornece um ótimo exemplo. Ele esteve na equipa fundadora de oito empresas, e muitas pessoas elogiaram Steve pela sua criatividade e destemor. Ele ri e diz: "Eu não estou bravo. Estou incrivelmente atento. "Steve descobriu que quanto mais você observa, mais dados que coletamos, os padrões mais você vê, e mais ousadamente você pode agir. Como Steve dizia: "Esta é uma grande idéia!"
Em 1988, por exemplo, Steve foi trazido para ser executado de marketing em uma empresa chamada SuperMac, que fez placas gráficas para computadores. Na época, a empresa tinha acabado de sair da falência. A empresa tinha apenas uma quota de mercado de 10 por cento, o que era bem abaixo dos outros dois principais jogadores em campo. Como Steve disse, "Eles eram XX, em um campo de três." Logo depois que ele chegou, Steve notou uma enorme pilha de 15 mil cartões de registro de produtos que tinham sido enviadas pelos clientes. Eles estavam empilhados de forma imprudente, no canto da sala de descanso. Ele pediu a seus colegas sobre esta pilha enorme de cartas e soube que eles estavam apenas se acumulando, ano após ano. Todo mundo estava muito ocupado executando seus planos de ter um olhar para essas peças aparentemente sem sentido de papel.Steve começou a cavar a pilha mesmo e rapidamente percebeu que continha uma mina de ouro de informações.
Steve tirou 300 das cartas recebidas mais recentemente e começou a chamar esses clientes se. Ele perguntou-lhes o negócio em que estavam, como eles usaram a placa gráfica, o que seus atributos mais importantes foram, como ele poderia ser melhorado, e quanto eles estariam dispostos a pagar por isso. Ele aprendeu uma quantidade enorme de cada chamada, e as informações coletiva permitiu Steve para fazer escolhas sobre o posicionamento de produtos e preços, com grande confiança de que iria funcionar. Dentro de um curto espaço de tempo, Steve reformulou a promoção da linha de produtos e aumentou os preços. Como resultado, a participação de mercado da empresa aumentou de 10 para 70 por cento. Isso nunca teria acontecido se Steve não tinha prestado atenção aos pequenos pedaços de papel que os outros ignorados.
Outro exemplo vem de David Friedberg, o fundador da Corporação Climáticas. Enquanto trabalhava no Google, David passou um barraco de aluguer de bicicletas de pequeno a cada dia enquanto ele dirigia para o trabalho.Com o tempo, ele percebeu um padrão: sempre que chovia, o barraco foi fechada para o negócio. Esta observação levou à percepção de que milhões de negócios são influenciados pelo clima, incluindo fazendas, cinemas e estações de esqui. Ele decidiu deixar o Google para iniciar uma empresa que vende seguros para proteger as empresas relacionadas com o clima de perdas. David nunca teria vindo com essa idéia, e lançou este empreendimento de sucesso, se não tivesse dado especial atenção para o mundo fora de seu carro enquanto dirigia para o trabalho. Esta história ilustra como prestar atenção pode revelar oportunidades valiosas ea história prévia mostra como a observação descobre soluções que estão escondidos à vista de todos.
Recursos adicionais
Atribuição
Atribuição desta semana será feito por indivíduos, não as equipes:
1) experiência de Observação
2) Insights sobre a experiência de observação
Descrição
Atribuição desta semana é feito como um indivíduo.
1) Vá a pelo menos seis diferentes lojas. Eles podem estar no mesmo shopping center ou em locais diferentes.Passe pelo menos 15 minutos em cada loja fazendo OBSERVAÇÕES utilizando a guia de laboratório para referência. Tirar fotos para capturar suas observações.
2) Criar uma apresentação que capta os seus INSIGHTS . Quais são os tipos de coisas que você tinha perdido antes? Quais foram as suas maiores surpresas? Existem oportunidades que você nunca percebeu antes?
Use suas fotos para destacar seus insights. A apresentação pode ser sob a forma de slides ou um vídeo curto.
Adicione o link para a sua apresentação para que todos possam vê-lo.
Instruções Especiais
Postagem de sua atribuição online.
- Se você criar slides, você pode colocá-los no SlideShare ou Scribd.
- Se você criar um vídeo, você pode colocá-lo no YouTube ou Vimeo.
- Se você criar um documento do Word, você pode salvá-lo como um PDF e enviá-lo para o SlideShare ou Scribd.
- Postar o link para a sua apresentação na página de envio de Cessão.
Logística de atribuição
Este é um trabalho individual que exige a apresentação de um relatório. A cessão foi publicado em 23 de outubro de 2012 e é devido em 30 de outubro de 2012, 11:59 PST .
Você tem que apresentar o seu relatório para que ele seja considerado. Você pode editar o seu trabalho apresentado antes do prazo.
O prazo para esta tarefa é difícil. Você não pode editar ou enviar o seu trabalho após o prazo.
Criatividade - Stanford - Aula 1
Leitura
A cada semana, vou compartilhar um trecho de InGenius , e eu encorajo aqueles que querem ir mais a fundo a ler o livro inteiro. Depois de uma dúzia de anos a dar aulas sobre a criatividade, este livro capta a essência do que eu aprendi.
Capítulo 1: As idéias não são baratos, eles estão livres
Até recentemente, os futuros alunos do Colégio de Finados, na Universidade de Oxford, tomou um "exame de uma só palavra." Cada um deles capotou um pedaço de papel ao mesmo tempo, para revelar uma única palavra.A palavra pode ter sido "inocência" ou "milagres" ou "água" ou "provocante". Seu desafio era elaborar um ensaio em três horas inspirados que única palavra. Não houve respostas certas para este exame. No entanto, a resposta de cada candidato, desde insights sobre a riqueza do aluno de conhecimentos e capacidade de gerar conexões criativas.
Este desafio reforça o fato de que tudo, cada única palavra oferece uma oportunidade para alavancar o que você sabe para esticar a sua imaginação. Para muitos de nós, esse tipo de criatividade não foi promovida. Nós não olhar para tudo em nosso ambiente como uma oportunidade para a ingenuidade. De fato, a criatividade deve ser um imperativo.
Criatividade permite prosperar em um mundo em constante mudança e desbloqueia um universo de possibilidades. Com maior criatividade, em vez de problemas que você vê potencial, em vez de obstáculos que você vê oportunidades e desafios, em vez de você ver uma oportunidade de criar soluções inovadoras.
Infelizmente, também há um ditado comum e muitas vezes repetida, "As idéias são baratas." Esta declaração desconta o valor da criatividade e é totalmente errado. As idéias não são baratos em tudo-eles são livres. E eles são incrivelmente valioso. Idéias levar a inovações que alimentam as economias do mundo, e eles impedem a nossa vida se torne repetitivo e estagnada. Como o famoso inventor americano Alan Kay disse a famosa frase: "A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo." Somos todos inventores do nosso próprio futuro. E criatividade é o coração da invenção.
Depois de uma dúzia de anos de ensino cursos sobre criatividade e inovação, posso afirmar com segurança que a criatividade pode ser melhorada. Este curso irá focar em ferramentas e técnicas específicas que aumentam a criatividade de indivíduos, equipes e organizações. Vamos olhar para formas de aumentar a sua capacidade de ver oportunidades ao seu redor, para ligar e combinar idéias, para desafiar suposições, e para recompor problemas.Vamos explorar maneiras que você pode modificar o seu ambiente para melhorar a sua criatividade ea criatividade das pessoas com quem você vive e trabalha. Além disso, vamos olhar para as formas a sua motivação e mentalidade influenciam a sua produção criativa, incluindo a sua vontade de experimentar, a sua capacidade para empurrar as barreiras para encontrar soluções criativas para os desafios, e sua habilidade em desligar prematuro julgamento de novo idéias.
É importante compreender que estes factores se encaixam e influenciar profundamente uns aos outros. Portanto, ninguém pode ser visto isoladamente. Eu criei um modelo do novo motor de inovação - que ilustra como todos esses fatores trabalham juntos para aumentar a criatividade.
As três partes no interior do seu motor de inovação são o conhecimento, imaginação e atitude:
- Seu conhecimento fornece o combustível para a sua imaginação.
- Sua imaginação é o catalisador para a transformação do conhecimento em novas idéias.
- Sua atitude é uma faísca que define o mecanismo de inovação em movimento.
As três partes do lado de fora do seu motor de inovação são recursos, habitats e cultura.
- Os recursos são todos os ativos em sua comunidade.
- Habitats inclui as pessoas em sua equipe, as regras, recompensas, e do espaço físico.
- Cultura é as crenças coletivas, valores e comportamentos em sua comunidade.
Não é um tema recorrente: a criatividade não é apenas algo que você pensa sobre-é algo que você faz. Nesta aula você vai ter a chance de participar ativamente com o aumento da sua criatividade, de modo que você pode saltar-iniciar o seu motor de inovação.
TEDxStanford - Tina Seelig - Um curso intensivo de criatividade
Atribuição
Há duas tarefas para esta semana.
1) Por favor, assista a minha palestra TEDxStanford
Nesta palestra eu descrever a essência do modelo de motor de inovação. Este modelo cria o andaime em que os projetos que irá abordar o ajuste.
Nesta palestra eu descrever a essência do modelo de motor de inovação. Este modelo cria o andaime em que os projetos que irá abordar o ajuste.
2) Conhecer seus colegas exercer
Isto é muito semelhante a um exercício que faço o primeiro dia de aula com meus alunos na Universidade de Stanford. Ele é projetado para ajudar você a conhecer os outros participantes da classe, e para esticar a sua imaginação.
Isto é muito semelhante a um exercício que faço o primeiro dia de aula com meus alunos na Universidade de Stanford. Ele é projetado para ajudar você a conhecer os outros participantes da classe, e para esticar a sua imaginação.
Descrição
Há duas tarefas para esta semana.
1) Assista minha palestra TEDxStanford, publicado na página do curso. Ele descreve o mecanismo de inovação em detalhe. Isto irá proporcionar uma estrutura para o conteúdo do resto do curso.
2) Para conhecer alguns outros participantes do curso, você será colocado em uma equipe. Sua tarefa é encontrar tantas coisas quanto você pode de que todos têm em comum. O mais surpreendente o melhor!
Você pode usar todas as ferramentas que tem à sua disposição para se conectar com o outro, incluindo "conversas" sobre esta plataforma de e-mail, skype, google docs, Prezi, Facebook, em reuniões pessoa, o telefone, etc
Como uma equipe, chegar a uma forma imaginativa para partilhar com o resto da classe. Pode ser uma palavra doc, slides, desenho, vídeo, etc ... Use sua imaginação!
As propostas apresentadas serão vistos por toda a classe, que lhe permite obter uma imagem única de todos os que estão participando.
Logística de atribuição
Esta é uma tarefa da equipe que exige que você envie um relatório. A cessão foi publicado em 17 de outubro de 2012 e é devido em 23 de outubro de 2012, 11:59 PST .
Você tem que apresentar o seu relatório para que ele seja considerado. Você pode editar o seu trabalho apresentado antes do prazo.
O prazo para esta tarefa é difícil. Você não pode editar ou enviar o seu trabalho após o prazo.
Você também está convidado a avaliar a contribuição de seus companheiros de equipe para o projeto.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Livros publicados pelo PAGU
Coleção Encontros
Livros publicados pelo PAGU
- Gênero & cidadania
- Gênero nas fronteiras do Sul
- Gênero e distribuição da justiça: as Delegacias de Defesa da Mulher e a construção das diferenças
- Vida em família: uma perspectiva comparativa sobre "crimes de honra" / Family Life: a comparative perspective on "crimes of honour"
- Gênero, família e gerações: juizado especial criminal e tribunal do júri
- Gênero, sexo, afetos e dinheiro: mobilidades transnacionais envolvendo o Brasil
Gênero, sexo, afetos e dinheiro: mobilidades transnacionais envolvendo o Brasil.
Adriana Piscitelli, Glaucia de Oliveira Assis e José Miguel Nieto Olivar (orgs.)
|
Gênero & Cidadania
Mariza Corrêa
|
5
|
As Delegacias Especiais de Polícia e o projeto Gênero e Cidadania
|
9
|
A eficácia pragmática da sensibilidade antropológica e a inversão do modelo defensivo. Observações sobre o lugar do simbólico na política pública de segurança
Luiz Eduardo Soares
|
21
|
A Antropologia no executivo: limites e perspectivas
Barbara Musumeci Soares
|
31
|
Malvina Muzkat
|
47
|
Violência doméstica: questão de polícia e da sociedade
Heleith I.B. Saffioti
|
59
|
"Crimes de bagatela": a violência contra a mulher na justiça do Rio de Janeiro
|
71
|
Célia Chaves Gurgel do Amaral
|
113
|
Luiz Mott
|
143
|
Sobre Gênero e Justiça: O Projeto Promotoras Legais Populares Virgínia Feix
|
157
|
Quebrando silêncios, construindo mudanças: o SOS/Ação Mulher
Maria José Taube
|
167
|
|
203
|
Gênero nas Fronteiras do Sul
|
5
|
de género en el mercosur?
Dora Barrancos
|
11
|
los estudios de género en Uruguay
Graciela Sapriza
|
35
|
de gênero: reflexionando desde la experiência
Monica Tarducci
|
57
|
Guita Grin Debert
|
63
|
e indicadores na História das Ciências
|
75
|
(Para relembrar
|
85
|
Estudios de género: los dilemas de la representación
Nora Dominguez
|
97
|
Apuntes sobre sujeto, identidad y sexualidad
Kemy Oyarzun
|
111
|
As viagens das teorias no embate entre práticas
acadêmicas, feminismos globais e ativismos locais
Adriana Piscitelli
|
143
|
Gênero e Distribuição da Justiça: as Delegacias de Defesa da Mulher e a construção das diferenças
| |
Guita Grin Debert e Maria Filomena Gregori
|
5
|
Guita Grin Debert
|
13
|
e as instituições: paradoxos e paralelismos
Maria Filomena Gregori
|
57
|
reflexões a
Adriana Piscitelli
|
89
|
padrões de
Renato Sérgio de
|
145
|
Reflexões inspiradas no projeto "
Cláudia Fonseca
|
161
|
Reflexões sobre a violência contra a mulher denunciada na
Silvia de Aquino
|
187
|
O papel institucional da DEAM nas questões
Isabel Alice Jesus de Pinho
|
207
|
O cotidiano na DDM – relatos de
Sandra Brocksom
|
213
|
|
259
|
Gênero, família e gerações: juizado especial criminal e tribunal do júri
Guita Grin Debert, Maria Filomena Gregori e Marcella Beraldo de Oliveira
|
5
|
Da Delegacia de Defesa da Mulher ao Juizado Especial Criminal: significados da violência de gênero no fluxo processual
Marcella Beraldo de Oliveira
|
15
|
Juizado Especial Criminal de Itaquera: uma etnografia do primeiro JECrim autônomo do Estado de São Paulo
Sandra Brocksom
|
51
|
“Problemas de Família”: a violência doméstica e o Juizado Especial Criminal de Família (JECrifam)
Heloísa Buarque de Almeida
|
77
|
Guita Grin Debert, Renato Sergio de Lima e
Maria Patrícia Corrêa Ferreira
|
111
|
“Legitima Defesa da Honra”: argumentação ainda válida nos julgamentos dos crimes conjugais em Natal 1999-2005
Analba Brazão Teixeira e Maria do Socorro Santos Ribeiro
|
143
|
Guita Grin Debert, Renato Sergio de Lima e Maria Patrícia Corrêa Ferreira
|
177
|
Sobre os autores |
211
|
Assinar:
Postagens (Atom)